Após uma série de mudanças na formação e uma lacuna de 4 anos após o lançamento do aclamado álbum, “Crown”. Os cariocas do As Dramatic Homage retornam com o single “Enlighten”. Junto ao mentor da banda Alexandre Pontes (Vocais / Guitarras) estão: Alexandre Carreiro (Guitarras), Fabiano Medeiros (Baixo), Leonardo Silva (Teclado) e Vinícius Rodrigues (Bateria).
“Enlighten”, que traz uma belíssima capa, abre com a faixa ‘Advert’, uma introdução soturna e atmosférica, preparando o ouvinte para o Avant-Garde Metal, que a banda pratica (música extrema mesclada a elementos progressivos e atmosféricos).
Resgatada de uma demo lançada no ano de 2005, ‘Astral Infernal’ é iniciada com um riff forte, bateria rápida e mostra a As Dramatic Homage mais amadurecida. As mudanças de vocalizações feitas por Alexandre são bem encaixadas e tudo soa bem coeso.
A terceira faixa de “Enlighten” é ‘Praxis’, faixa voltada ao progressivo, na linha dos britânicos do Pink Floyd. Prestem atenção no violão e na atmosfera criada pelos teclados. A levada da música é hipnotizante.
Voltando ao peso, temos a faixa que dá nome ao EP, ‘Enlighten’, onde a sonoridade pesada vai e vem com nuances progressivas. Um excelente meio termo entre a agressividade de ‘Astral Inferno’ e a melodia de ‘Praxis’.
Fechando o EP, temos a interpretação da banda para ‘Full Moon Madness’, música dos lusitanos do Moonspel, lançada na coletânea “Em Nome do Medo – A Brazilian Tribute To Moonspell”.
“Enlighten” traz uma banda madura, com ciência e controle do som que quer apresentar. O EP mostra um pouco da diversidade do estilo escolhido pela banda e suas influências. Um álbum honesto e de extremo bom gosto. Altamente recomendado. Agora só falta sair fisicamente. Nota 08.
Faixas:
01 – Advert
02 – Astral Infernal
03 – Praxis
04 – Enlighten
05 – Full Moon Madness (Monnspell)