14 de Abril, sexta-feira chuvosa no Rio e dia de trocar a camisa preta pela camisa florida. Mentira, era florida mas também era preta.
Os australianos do Hoodoo Gurus que em 2022 lançaram o seu décimo álbum de estúdio, Chariot Of The Gods, retornaram ao Brasil para cinco apresentações após 26 anos de hiato. O show do Rio foi a terceira data desta mini turnê que já havia passado por São Paulo e Porto Alegre e que ainda contemplaria Curitiba e Florianópolis.
O show aconteceu no Qualistage, originalmente Metropolitan que passou por diversas administrações até a atual.
Segundo a assessoria da casa, o público estimado era de 5.000 pessoas, e segundo a apresentação no início do show, era o maior público até então para ver os Aussies.
O open act ficou a cargo da banda Va’a Surf Band, banda de Niterói, composta por Paulo Velloso (Baixo), Ricardo Mattos (Guitarra), Ronaldo Melão (Bateria) e Marcito Teixeira (Vocal, Violão), todos remadores de canoa polinésia (Va’a, sacou a proposta?).
O quarteto executa covers de bandas de surf music e foi surpreendente a abertura com Tribal Voice do Yothu Yindi. Depois o que se seguiu foram clássicos e mais clássicos de bandas como Midnight Oil, Spy Vs Spy, Ganggajang e até R.E.M e Red Hot Chili Peppers. O som da banda me levou de volta a infância onde ouvia esses sons em programas da Fluminense FM e Transamérica RJ.
A banda possui uma energia muito boa no palco e fez os presentes dançarem e entrarem no clima para a atração principal. Um dos momentos icônicos foi quando Marcito sacou um trompete e tocaram Beds Are Burning do Midnight Oil, foi uma das cerejas no bolo. A banda terminou seu set ovacionada, deixando o gostinho de “quero mais” em boa parte dos presentes.
Uma breve pausa, DJ no palco, e mais surf music para a galera. Desmonta bateria, afinam-se as cordas, colam-se os sets no palco e lá vamos nós conferir Dave Faulkner (Vocal e Guitarra), Brad Shepherd (Guitarra), Richard Grossman (Baixo) e Nik Reith (Bateria).
Vale a pena lembrar que apesar de estarem a 26 anos sem tocar no Brasil, a banda parou durante 6 anos (1998 a 2004).
A banda subiu ao palco com a nova World Of Pain e foi ovacionada de cara. Para quem estava na frente era nítida a impressão de que a banda recebera a energia do público. O show seguiu com Another World do álbum Magnum Cum Louder (1989) com o hit The Right Time, a única do álbum Crank (1994) a ser executada.
A banda seguiu o set abrangendo toda sua história e claro que clássicos como Leilane, Tojo, I Want You Back (Stoneage Romeos, 1984), Out That Door, What’s My Scene (Blow Your Cool!, 1987), Castles In The Air (Kinky, 1991), Night Must Fall (Blue Cave, 1996) não poderiam ficar de fora e trazer a aura de nostalgia aos presentes. Boa música em sua melhor forma.
Come Anytime (mais uma de Magnum Cum Louder) foi a primeira faixa do Bis, faixa certa em coletâneas de surf music, a balada 1.000 Miles Away (Kinky) e a festiva Like, Wow – Wipeout!.
Os Gurus envelheceram bem, as músicas novas mantém a linearidade da carreira dos australianos não deixando a desejar. A banda se mantém bem no palco, coesa, tranquila e mostrando que estão fazendo o que gostam. O “novato”, se é que podemos chamar assim, Nik, é um exímio baterista e mantém a pegada da banda, escolha acertada. Uma pena apenas que canções como Down On Me e In The Middle Of The Land terem ficado de fora, mas convenhamos, a carreira da banda é extensa e é difícil agradar a todos.
O público foi grande e eclético ocupando bem a área do Qualistage, tinha de tudo, pessoas com bronzeado laranja, headbangers, coadjuvantes de documentários sobre os Z’Boys, cosplayers do detetive Magnum, casais e famílias, e justamente essa diversidade que fez o show ser ainda mais especial, os Gurus juntaram diversas tribos em um só local.
Quanto ao Qualistage, mantendo-se como sempre impecável nos quesitos luz e som. E que receba mais shows assim em um futuro breve.
Setlist Hoodoo Gurus: World of Pain / Another World / The Right Time / The Other Side of Paradise / I Was the One / Leilani / Answered Prayers / Night Must Fall / Tojo / If Only… / Chariot of the Gods / I Want You Back / Poison Pen / Equinox / Castles in the Air / Out That Door / What’s My Scene / Bittersweet / I Was a Kamikaze Pilot / Bis: Come Anytime / 1000 Miles Away / Like Wow – Wipeout.