Nyx Metal Project: Banda estimula o resgate e a preservação da memória headbanger em direção ao futuro

Publicado: 21/09/2022 por Pedro Mello em News
Tags:,

O músico piauiense Nilson Oliveira, também conhecido como Nyx, é um veterano grande herói e precursor da cena do heavy metal brasileiro. Iniciou sua carreira musical no longínquo ano de 1981 no Piauí com a banda Condutores de Cadáver que permaneceu ativa até 1984. Com uma mudança para Goiânia, lá continuou fazendo metal com outras três bandas: Asgard (Thrash Metal) de 1986 a 1988, Mortuário (Death Metal) de 1987 a 1988 e com a Machinery já nos anos 2000.

Com os filhos crescendo, decidiu abrir com eles um estúdio de gravação em Brasília, o UniversoX Studios. Mais do que ser um estúdio convencional de gravação, a ideia era registrar algumas das composições das bandas que Nyx teve ao longo dos anos e que nunca haviam sido gravadas, entre outros sons que até então só estavam registradas nas velhas tapes.

Foi dessa forma que nasceu a Nyx Metal Project que, além de Nyx no baixo e vocal, ainda conta com dois outros grandes músicos, o guitarrista Luiz Amadeus (Faces Of Death) e o baterista Niko Teixeira (Tormentor Bestial). Arthur D, filho de Nyx, comanda a mesa de som e todo trabalho de produção.

Além de registrar algumas músicas autorais antigas como “Condutores de Cadáver”, da banda homônima, “Stage Dive” do Mortuário, “Just Out” do Asgard, “In My Hands” do Machinery, o Nyx Metal Project  também passou a registrar uma quantidade bastante significativa de versões para alguns clássicos de bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Motörhead, Slayer, Exodus, Overkill, Kreator, Whiplash, Destruction, Accept, Manowar, Metal Church, entre outros. 

Ao mesmo tempo que expressa sua subjetividade de uma maneira tão peculiar, a Nyx Metal Project faz um grande trabalho antropológico ao resgatar e preservar a memória do heavy metal através de versões muito interessantes.
“Foi incrível poder gravar todas essas músicas das bandas que toquei de forma profissional ao longo dos anos. Elas soaram exatamente como imaginávamos à época, mas os recursos e qualidade disponíveis em termos de equipamentos e técnica não permitiam algo melhor. Agora elas soam poderosas e atuais!”, comenta Nyx que ainda explica sobre o processo de escolha dos covers. “São basicamente os sons que curti durante esse longo tempo de vida dedicada ao rock/metal. Todas essas músicas impactaram minha vida em determinado momento e tiveram sua importância. Tem muito thrash, claro, mas também outros clássicos. Completaremos 50 lançamentos em breve e o objetivo, por enquanto, são 100 lançamentos. Uma verdadeira enciclopédia de homenagem à musica pesada.”.

Em alguns dos covers, Arthur D assume os vocais, em outros são chamados convidados especiais, como Fabiano Negri que recentemente registrou uma versão de “Keepers Of The Seven Keys” do Helloween.

Todos as músicas, tanto autorais como covers, contam com vídeos exclusivos disponíveis no canal oficial do Nyx Metal Project.

Para assisti-los, acesse: nyxmetalproject.com

Entre outras novidades, para o lançamento do vídeo de número 50, a Nyx Metal Project prepara uma super promoção para todos os inscritos no canal. Aguardem.

Mais Informações:
http://nyxmetalproject.com/
www.facebook.com/NyxMetalProject
www.instagram.com/nyxmetalproject

Som do Darma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s