Buaiteoir: “Helianthus” (Resenha/Review)

Publicado: 19/10/2021 por Pedro Mello em News, Resenhas CD's, Uncategorized
Tags:, ,

O Buaiteoir surgiu em 2013 em Pernambuco, fruto da mente do vocalista e multi instrumentista brasileiro João Andrade.

Já em seu ano de estréia, a banda apresentou a demo “Darvaza”, o primeiro passo para o lançamento do EP “Tionscnamh” em 2014. O EP teve resposta bem positiva da mídia e em 2017 foi a vez do single “Caoineadh“.

Agora, após quatro anos de pausa, o Buaiteoir retorna com novidades. A banda disponibiliza dois singles, “Among The Dead (Battle of Tabocas)” e “Sweet Lie of a Bitter Sooth”, preparando o terreno para o debut álbum “Helianthus”.

“Helianthus” conta com oito faixas, iniciando com “Tionscnamh”. A faixa possui um belo coro, melodia suave e flautas, seguida por “Buaiteoir’s Song” mantendo a atmosfera épica com uma presença maior de vocais rasgados, quase uma narrativa hipnótica.

Na sequência temos “Suaimhneas Siorai – RIP”, com uma letra forte, alternâncias de passagem, densa como se faz necessária. “Buaiteoir” possui um baixo marcante e uma letra mais otimista, e não poderia ser diferente, já que Buaiteoir significa “Vencedor” em irlandês. “Dreizehnter Oktober” possui peso mais evidente, contrapondo com o início de “Reblossom”.

Finalizando a obra temos as faixas “January 30th 2014”, que mantém as características apresentadas durante o álbum e “Helianthus”, uma breve narrativa com toque atmosférico.

A obra do Buaiteoir é algo difícil de ser descrita. As letras são tão diversas quanto os instrumentos utilizados. A mescla dos elementos típicos do Black Metal, com coros e instrumentos eruditos como bandolim, bodhrán, fiddle, flautas e hurdy gurdy é feita com maestria e provavelmente vai tocar cada ouvinte de uma forma diferente. Mesmo assim, todo o álbum é muito bem entrelaçado, coeso, tudo ordenado e pensado por João Andrade.

Um álbum imbuído de vários sentimentos e que com certeza agradará não só aos ouvintes de música pesada, como aos que procuram algo a mais para refletir. Tem muito a ser explorado aqui. O álbum atualmente está sendo disponibilizado no formato digital, e se tudo correr adequadamente, em 2022 ganha o formato físico.

Faixas: 01. Tionscnamh / 02. Buaiteoir’s Song / 03. Suaimhneas Siorai – RIP / 04. Buaiteoir / 05. Dreizehter Oktober / 06. Reblossom / 07. January 30th 2014 / 08. Helianthus

Para ouvir e conhecer mais sobre a banda acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=Quqt_Ia7C8o

https://onerpm.link/310485466663

www.buaiteoir.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s