Aisles: Banda chilena lança novo single do aguardado 5º disco

Publicado: 17/07/2021 por Pedro Mello em News
Tags:,

A banda de rock chilena Aisles acaba de lançar a música Disobedience, que chega às plataformas digitais pela Presagio Records. A música é uma prévia do novo álbum de estúdio do sexteto de Santiago, referência do rock progressivo contemporâneo da América Latina, que será lançado em breve.

Ouça Disobedience: https://go.rockcity.com.ar/Disobedience.

“Disobedience” foi influenciada pelo peso de Animals As Leaders e pelas expressões rítmicas do hip hop, mas também apresenta elementos do pop e do estilo fusion de Allan Holdsworth e Richard Spaven.

“Quebramos o esquema da nossa própria música: essa música é mais direta, mais poderosa e mais contagiante”, explica Germán Vergara, o guitarrista do grupo.

O baterista Felipe Candia acrescenta: “essa música é marcada por uma energia rebelde, com uma pitada de algo que está por vir, mas com um final incerto”.

As letras são inspiradas na desobediência como um ato positivo de busca de identidade: “a obediência a si mesmo, ou a desobediência aos outros, é necessária para a vida. Há também uma busca pela superação da culpa, pelo recomeço e pelo perdão ”, afirma o músico.

A faixa foi gravada no Estudio del Sur, produzida por Angelo Marini e Germán Vergara, mixada por Pepe Lastarria (Kuervos del Sur, Never Will We Be Happy) e masterizada pelo engenheiro americano Randy Merrill (Muse, Paul McCartney, Beck, Liam Gallagher).

Este é o segundo single do novo álbum de estúdio da banda, após o lançamento de “Fast”, lançado em 4 de junho.

Neste momento, a banda está em processo de finalização do quinto álbum de estúdio, previsto para o segundo semestre de 2021.

Nesse novo álbum, o sexteto deixa para trás o conceito e a sonoridade de “Hawaii” (2016) para se abrir para um som mais direto e poderoso, inspirado pela trajetória de bandas como Porcupine Tree, Rush e Animals As Leaders.

“Fizemos um trabalho muito exaustivo, colocamos pressão sobre nós mesmos para nos renovarmos e mudarmos nosso paradigma”, afirma Vergara.

Relação com o Brasil

O baterista Felipe Candia fala sobre a relação com o Brasil:

“Já toquei várias vezes no Brasil e adoro que a cultura local respire em todas as cidades. Minhas bandas preferidas do Brasil vão do Sepultura ao guitarrista Yamandu Costa e clássicos como Tom Jobim e Toquinho, que nos influenciaram muito”.

Germán Vergara, o guitarrista, acrescenta:

“Nossa história com o Brasil começou quando formamos a banda – o primeiro tecladista era brasileiro. Tem artistas que me marcaram muito, Egberto Gismonti, Hermeto Pascual, Elis Regina, a riqueza harmônica da música brasileira e sua sofisticação muitos nos marcaram”.

A banda

De Santiago, do Chile, e com quatro aclamados álbuns de estúdio, Aisles se tornou uma das bandas progressiva sul-americana mais importantes das últimas duas décadas. Suas melodias intrincadas e abertura sonora refletem uma abordagem musical incomparável.

O Aisles já se apresentou na América do Norte, América do Sul e Europa, e já tocou por diversas regiões do Chile, abrindo para bandas icônicas como Marillion e Focus.

Em 2005, lançaram o álbum de estreia, intitulado “The Yearning”, com prensagem em CD no Chile e nos Estados Unidos, e elogiado pelo trabalho melódico elegante e delicado, especialmente em canções épicas como “The Wharf that Holds His Vessel” e “Cinza”.

Em 2009, o segundo álbum, “In Sudden Walks”, inspirado no teatro e na literatura clássica, foi indicado para Melhor Álbum Estrangeiro no Prog Awards na Itália.

A banda também participou da 11ª edição do Festival de Rock Progressif Crescendo, na França.

O terceiro trabalho, “4:45 AM”, que investigou a solidão do ser humano, foi publicado em 2013. Recebeu ótimas críticas e foi classificado entre os melhores álbuns daquele ano em inúmeras publicações especializadas em rock progressivo pelo mundo.

“Hawaii” (julho de 2016) é o quarto álbum, duplo conceitual, que narra a vida da humanidade no espaço após a destruição da Terra. Foi eleito entre os melhores álbuns do ano por veículos de comunicação como Prog (Inglaterra), NeoProg (França), Headbangers Latinos (México), Aural Moon (EUA) e Rockaxis (Chile). O sucesso do álbum permitiu que fizessem turnês pela Europa, Estados Unidos e México.

Em 2018, como encerramento do ciclo de “Hawaii”, o Aisles publicou o EP “Live from Estudio del Sur”, complementado com quatro vídeos gravados ao vivo que se encontram no YouTube.

Após a saída de seu vocalista original, Sebastián Vergara, no final daquele ano, o Aisles apresentou em setembro de 2020 seu novo vocalista, Israel Gil, com quem reiniciou sua constante evolução artística publicando “Smile of Tears”, uma nova versão de a música do álbum “In Sudden Walks”.

Aisles nas rede sociais

instagram.com/aislesproject

facebook.com/Aislesproject

www.aislesproject.com

Aisles é:

Israel Gil: voz
Germán Vergara: guitarra, vocais
Felipe Candia: bateria, percussão
Rodrigo Sepúlveda: guitarra, vocais
Daniel Concha: baixo
Juan Pablo Gaete: teclados

Tedesco Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s