Shaman: Mantendo o legado de André Matos

Publicado: 15/02/2020 por Pedro Mello em Uncategorized
AZ-9

Primeiramente, pra você que caiu de paraquedas aqui, vamos a um curto histórico: André Matos é uma unanimidade quando falamos de vocalistas de Heavy Metal.

André fez parte das bandas Viper, Angra, e antes de construir uma irrepreensível carreira solo, fez parte do Shaman. Falecido no dia 08 de Junho de 2019, aos 47 anos, vítima de um infarto fulminante, André era maestro e além do Heavy Metal também tinha amor pela música clássica e, nos presenteou ao longo de sua vida, com um vasto legado.

Muitas homenagens foram realizadas ao longo destes meses e a banda a qual André havia se reunido em 2018, Shaman, que conta com os músicos e seus companheiros de longa data, Luís Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria), Hugo Mariutti (guitarra) e Fábio Ribeiro (teclado), se uniu ao vocalista Alirio Netto para a realização de cinco apresentações e celebrar o nome de André.

AZ-11
Hugo Mariutti

Em uma sexta-feira de calor, típica do Rio de Janeiro, a banda subiu ao palco do Circo Voador para esta celebração à vida e obra de André Matos.

Praticamente no horário estabelecido a banda sobe ao palco ao som da clássica introdução, Ancient Winds, seguida por Turn Away. Contando com dois primeiros álbuns impecáveis, a banda continuou o set com clássicos como Distant Thunder, Reason, More (música originalmente gravada pelo The Sisters Of Mercy) e a balada Innocence, até culminar na inédita, Brand New Me.

Verdade seja dita, a banda está em um nível muito alto, mesmo com a dor da perda. Os músicos estão a vontade e com uma garra admirável. E o que falar de Alirio? Sem dúvida um monstro nos vocais, técnico, carismático, com boa performance de palco, pacote completo de um frontman.

Marcus Viana

Um dos momentos mais emotivos da noite se deu após a execução do hit Fairy Tale, que anunciou a entrada do violinista Marcus Viana, que permaneceu com a banda até o término do set regular. Um medley contando apenas com Alírio na voz e teclas, mais Marcus Viana, para a derradeira homenagem onde foram executadas Living For The Night (Angra), Endeavour (Andre Matos solo), No Need To Have An Answer (Virgo) e Show Must Go On (Queen). O bom público estava visivelmente emocionado e muitos rostos ganharam o brilho de lágrimas.

Após uma grande salva de palmas demonstrando o carinho e o reconhecimento do público, a banda terminou o set regular com a execução de Born To Be, Over Your Head e Ritual.

Luis Mariutti

Com o público totalmente envolto a grande apresentação, o Shaman retorna ao palco para a execução de Lisbon, presente no álbum Fireworks do Angra, e Pride, que além de contar com a volta de Marcus Viana, ainda contou com a participação do vocalista Rod Rossi.

A música além de ser uma das mais empolgantes do Shaman ainda contou com Alirio descendo e cantando junto aos fãs, sendo devidamente devolvido ao palco com um digamos… “stage dive reverso”.

A apresentação foi memorável, além da sempre competente produção da On Stage, som e luzes sem pontos negativos, a escolha de Alirio para assumir os vocais foi a mais correta por parte da banda. O músico possui um extenso know how para assumir a posição, obviamente, a preocupação vai sempre parar na questão da saúde das cordas vocais. Os tons usados nas músicas são altos, Alirio é apto e capaz de alcança-los mas deve ir com cuidado para não acontecer o mesmo que ocorreu com Edu Falaschi.

Fabio Ribeiro

A banda ainda atendeu aos fãs que permaneceram no Circo Voador após a apresentação. Uma ótima forma de nos lembrarmos do nosso eterno maestro do metal, Andre Matos.

Shaman Setlist: Ancient Winds / Turn Away / Distant Thunder / Reason / For Tomorrow / Time Will Come / More (The Sisters of Mercy cover) / Innocence / Brand New Me / Here I Am / Iron Soul / Fairy Tale / Medley: Living for the Night (Viper cover) / Endeavour (Andre Matos cover) / No Need to Have an Answer (Virgo cover) / The Show Must Go On (Queen cover) / Born to Be / Over Your Head / Ritual / Bis: Lisbon (Angra cover) / Pride.

Os comentários estão desativados.