Friburgo Rock Festival: O metal sobe a serra no Rio de Janeiro

Publicado: 06/01/2020 por Pedro Mello em News, Resenhas Shows, Uncategorized
Tags:, , ,

 

AZ-64

Thiago Bianchi (Noturnall)

No último dia 08 de Novembro subimos a serra carioca, mais precisamente para o município de Nova Friburgo, local onde aconteceria a segunda edição do Friburgo Rock Festival.

Com 201 anos, a cidade é conhecida por seu potencial têxtil e clima ameno, atraindo diversos turistas. Sendo composto por onze etnias diferentes, a cidade é um enorme poço de hospitalidade e simpatia.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, nome que homenageia o ex-diretor do Jornal A Voz da Serra, falecido em 2013. O teatro possui uma estrutura esplendorosa e conta com um palco fechado e um anfiteatro a céu aberto, onde a grande atração da noite, a banda Noturnall, acompanhada da lenda da bateria Mike Portnoy (Transatlantic Orchestra, ex-Adrenaline Mob, ex-Dream Theater), gravaria a apresentação para um DVD futuro.

Assim que chegamos fomos recepcionados pelos responsáveis pelo evento: Guilherme Braune, Maurício, Marcelo Braune e Bruno Eller. Marcelo nos levou para um tour pelas instalações do teatro e nos contou que o voto final para a escolha do local do evento teria sido de Mike Portnoy, que se encantou com a estrutura do anfiteatro. Infelizmente, o evento contou com um atraso considerável devido a chuva que caíra na manhã/tarde do evento, pelo menos na hora da apresentação o clima se manteve estável e não tivemos maiores problemas.

Devido ao atraso, aproveitamos para conhecer um pouco das cervejas artesanais da cidade, olhar o merchandising das bandas e do próprio festival, tudo a um preço bem convidativo diga-se de passagem.

AZ-92.jpg

Hammathaz

A primeira banda a subir no palco fora a Hammathaz, banda de Sorocaba que apresenta um som agressivo, mesclando o Metalcore ao Death. Os integrantes Thiago Pasqualini (Vocal), Thales Stat (Guitarra), Rodrigo Marietto (Guitarra), Anderson Andrade (Baixo) e Lucas Santos (Bateria) fizeram o público agitar ao som de músicas autorais, ótimo aquecimento para a noite.

A banda possui várias demos e dois EPs, os últimos estão disponíveis para download no facebook da banda, deixaremos os links no final, o primeiro full lenght está previsto para o ano que vem e contará com a produção de Thiago Bianchi.

AZ-94.jpg

Bruthus

A segunda banda da noite foi a Bruthus, a banda estava literalmente em casa e jogou/tocou com o público todo a seu favor. Músicas rápidas com uma pegada Punk e a descontração do Hardcore com momentos Thrash, adicionadas a letras em português, carisma e bom humor, a banda é a única que participou das duas edições do Friburgo Rock Festival.

Brown (Vocal), Eduardo Peixe (Guitarra), Gustavo Zebs (Baixo) e Alexandre Sorin (Bateria) quase fizeram a grade ir abaixo com a empolgação da galera. A banda também se apresentou em outras cidades durante a Redemption Tour ao lado da Noturnall. Mais do que merecido.

AZ-98.jpg

Cleber Krichinak (Attrachta)

A terceira banda a se apresentar foi a paulista, Attrachta. Devido ao atraso anteriormente citado, a banda acabou sendo prejudicada em seu tempo no palco, mas nem por isso Cleber Krichinak (Vocal), Ricardo Oliveira (Guitarra), Guilherme Momesso (Baixo) e Humberto Zambrin (Bateria) deixaram a poeira assentar e executaram um Heavy Metal com elementos de Prog e Melódico.

A banda possui um EP, lançado em 2013 e o debut, lançado em 2016, “No Face To Fear What’s Buried Inside You”.

Após as três promissoras bandas, a Noturnall sobe ao palco embalada ao som de Nocturnal Human Side, música presente no primeiro álbum da banda, seguida por Wake Up, presente do irretocável “9”, terceiro álbum da banda, o segundo e último com a formação original da Noturnall.

AZ-69.jpg

Bianchi e Orlando (Noturnall)

Hoje em sua formação, a Noturnall conta com Thiago Bianchi (Vocal), Henrique Pucci (Bateria), Mike Orlando (Guitarra) e Saulo Xakol (Baixo). 

O som é pesado e podemos perceber um diferencial nos vocais de Thiago Bianchi. Acredito que o músico amadureceu e partiu para vocalizações mais viscerais e agressivas, deixando alguns excessos de lado, aprovadíssimo.

Após mais algumas músicas da Noturnall, era a hora do primeiro convidado da noite, Edu Falaschi subir ao palco e fazer um pequeno set acústico, logo, a Noturnall com o aréscimo de Mike Portnoy sobem ao palco para a execução de The Silent Man, música do clássico Awake.

Com a mesma formação e dividindo os vocais com Thiago Bianchi, Edu e os músicos da Noturnall prestam homenagem a Andre Matos, falecido no último mês de Junho. Coincidência, ou não, Thiago sucedeu Andre no Shaman e Edu se tornou vocalista do Angra após a saída de Andre.

AZ-105

Edu Falaschi

Com uma imagem de Andre como fundo, a banda parte para a execução de Carry On, imortalizada na voz de Andre ao lado do Angra.

Edu ainda participa da execução de As I Am, música de Train Of Thought, um dos álbuns mais pesados do Dream Theater. 

Relembrando a época em que tocaram juntos, Portnoy e Orlando puxaram uma trinca da banda Adrenaline Mob, simplesmente fenomenal, Hit The Wall, Indifferent e Undaunted foram executadas com uma pegada furiosa.

O final ficou por conta de Scream For Me! nova música da Noturnall que conta com Mike Portnoy e que ganhou clipe no Youtube. Saldo da noite, um público serrano satisfeito e entusiasmado por música de qualidade, uma super estrutura, bandas afiadas, e o futuro da Noturnall sendo bem definido por Thiago Bianchi.

AZ-65

Mike Portnoy

Thiago soube escolher bem seus companheiros, Henrique Pucci (ex-Project 46) é um baterista ágil e que sabe tocar pesado, Xakol se apresenta com muita segurança no baixo, técnico. Mike Orlando… bem… simplesmente o cara é um monstro ma guitarra e o palco é seu habitat natural.

Que venham o próximo álbum da Noturnall, a terceira edição do festival e os álbuns das bandas de abertura, que esbanjaram qualidade. Matador.

Noturnall Setlist: Nocturnal Human Side / Wake Up / No Turn At All / Fight the System / Shadows / Cosmic Redemption // Edu Falaschi Setlist: Rebirth (Acoustic Angra Cover) / The Silent Man (Dream Theater Cover) / Pegasus Fantasy / Wishing Well (Acoustic Angra Cover) / Nova Era (Acoustic Angra Cover) /  Henrique Pucci Drum Solo / Carry On (Angra cover com Thiago Bianchi) // Mike Portnoy Setlist: As I Am (Dream Theater Cover com Edu Falschi nos vocais) / Under a Glass Moon (Dream Theater Cover) Hit the Wall (Adrenaline Mob Cover) / Indifferent (Adrenaline Mob Cover) / Undaunted (Adrenaline Mob Cover) / Take the Time (Dream Theater Cover) / Bis: Cowboys From Hell (Pantera Cover) / Scream for Me!

Hammathaz Setlist: So It Comes / Devil In My Shoulder / From The Grave / The End Complete / New Blood / Farewell / Bringing Hell.

Bruthus Setlist: Forca / Sem Noção / Humanos Direitos / Dança / Festa de Maluco / Comigo Não / Fumada / Bruthus.

Attrachta Setlist: Bleeding In Silence / 231 / Mistakes And Scars / Victorious / Payback Time.

Links:

Hammathaz – https://www.facebook.com/hammathaz/

Bruthus – https://www.facebook.com/Bruthus-banda-155553955245615/

Attrachta – https://www.facebook.com/AttracthA/

 

AZ-92.jpgAZ-98.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s