Mugo: Banda Sofre Censura e é Proibida de Tocar Devido ao seu Estilo “Barulhento”

Publicado: 30/07/2018 por Pedro Mello em News, Uncategorized
Tags:,

IMG_8559.jpg

Um dos nomes mais respeitados do Metal goiano, o Mugo, se viu em uma situação lamentável na noite passada (26/07). A banda que através de um edital público, organizado pela prefeitura da cidade de Goiânia, foi selecionado para uma apresentação em um tradicional ambiente no centro da cidade. O edital que a meses já havia sido aprovado, garantia ao grupo, uma apresentação com entrada livre e que alavancaria o consumo de vários bares do ambiente e levaria um novo público para o “Mercado Central”.

Intitulado de “Sons do Mercado”, o evento realizado pela prefeitura, disponibiliza uma verba pública para que artistas locais utilizem o espaço e apresentem sua arte, mas o que se viu na noite passada, foi uma censura aos músicos, movida pelos proprietários dos bares, que sob ameaças do tipo, “toca pianinho”, “se começar essa barulheira, vamos desligar da tomada” e “Aqui não é lugar para esse tipo de música”, fez com que o Mugo não cumprisse o show que a meses estava organizada e divulgado.

O Mugo que não recebeu nenhum valor da prefeitura até o momento, teve que arcar com os custos de locação dos equipamentos de som, transporte e estúdios de ensaio, sem poder concretizar o evento como combinado. O ambiente estava com um excelente número de público, grande maioria através da banda, não teve nem a oportunidade de conferir uma das obras mais vitais e engrandecedora do Estado, como é o trabalho de mais de 13 anos de história. Em tempos atuais, vemos nossa arte sendo sucumbida por ignorância, preconceitos e estereótipos que se julgam donos de todas as estruturas físicas propicias para eventos e divulgação cultural.

O Mugo em respeito aos fãs, liberou em sua rede social, um comunicado que explica todo o ocorrido e um vídeo do exato momento que o vocalista, Pedro Cipriano, informa aos presentes que a banda estava sendo proibida de tocar, após fazer uma passagem de som de apenas 30 segundos, que culminou na discórdia entre os donos dos bares, que imediatamente foram para cima dos músicos proibindo os mesmos de se apresentarem. Confira o comunicado oficial e o vídeo logo abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Na noite de ontem (26/07/2018) faríamos um show no evento SONS DE MERCADO, evento realizado através de curadoria e seleção via edital público. Curadoria esta que nos selecionou para realizar esse show. Foram investidos tempo, dedicação e dinheiro por nossa parte a fim de tornar possível esse evento. Alugamos equipamento, transportamos até lá, montamos tudo, e passamos 30 segundos de som. Foi tudo o que ouviram de nós. Exatamente 30 segundos. Foi mais que suficiente para os donos dos bares do mercado virem ávidos de receio com o nosso som, com frases do tipo “se for essa barulheira aí eu vou desligar da tomada”, “toca pianinho aí”, devido a um longo problema do espaço em relação ao som alto e denúncias constantes junto a AMMA. E nós, que fomos selecionados dentre vários outros artistas em um edital público para realização do evento, nos vimos coagidos a realizar o show e causar transtornos aos donos dos bares, naquela altura já com medo do que aconteceria. Após uma cansativa conversa com um funcionário da prefeitura, decidimos não tocar, e educadamente anunciamos ao microfone a não realização do show, bem como as razões para sua não realização. O público naquele momento se manifestou em apoio a nós, uma artista chegou até a subir no palco e discursar bravamente em nossa defesa e em defesa da cultura e dos demais artistas. MAS O CONSTRANGIMENTO DA CENSURA PELA QUAL PASSAMOS, nos fez enxergar que apesar de a vontade de tocar ser grande, NÃO TOCAMOS ONDE NÃO SOMOS BEM VINDOS. E é justo que venhamos agora a público explicar o fato, para dar maiores esclarecimentos no conteúdo do presente texto. Estamos muito consternados por ter passado esse nível de censura em tempos onde a liberdade deveria ser lei, mas optamos por não prejudicar outras pessoas, ainda que injustamente com tudo o que foi feito para dar realidade ao nosso show. Vida que segue. DIGO BORA Família.

Vídeo do momento em que Pedro Cipriano comunica a censura ao show do Mugo:

https://www.facebook.com/BANDAMUGO/videos/2296104737072094/

Fonte: Roadie Metal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s