Attività Power Trio: Explicando Todo o Processo de Criação, Gravação e Produção do Álbum “Confusão”

Publicado: 27/07/2018 por Pedro Mello em News
Tags:,

imagem APT anuncio.jpg

De Varre Sai/RJ, o Attività Power Trio, possuí dois discos em sua carreira, sendo ambos um reflexo do poderoso rock oitentista que revelou vários nomes consagrados no país, como, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, entre outros grandes grupos que fizeram toda uma geração vibrar e fomentar como principal música do país, o estilo que com o decorrer do tempo, foi sucumbindo e se tornando cada vez mais escasso de novos grupo, o Rock brasileiro.

Indo contra a corrente, o Attività, além de explorar em suas harmonias essas referências citadas acima, possui toda uma contextualização profunda e bem direcionada aos fãs que consomem suas músicas. Para explicar isso melhor, o fundador, vocalista e guitarrista da banda, Fábio Pimentel, revelou detalhes dos seu recém lançado álbum, “Confusão” e seu antecessor “Nos Caminhos da Noite”.

Questionado sobre o nome “Confusão”, o músico Fábio informa que foi uma estratégia pensada desde o início do processo de composição: O álbum “Confusão” tem esse nome muito mais por um motivo de estratégia do que de conceito, apesar do tema “confusão” estar fortemente presente no conteúdo da obra. Na verdade, desde quando decidimos por um 2º álbum, a ideia era fazer uma confusão de sonoridades e influências, mesclando todas as nossas influências no rock, que vem desde o progressivo e o rock clássico dos anos 60 e 70, de Rush, Genesis, Pink Floyd, passando pelos clássicos Black Sabbath, Deep Purple, claro, o rock nacional dos anos 80, bem como o Heavy Metal, o thrash, até o Metal Progressivo que chegou forte na cena dos últimos anos. Esse foi o grande desafio, mesclar tudo isso num álbum cantado em português”.

O novo disco apresenta inúmeras diferenças sonoras de seu antecessor, Fábio comenta que tudo isso foi pensado desde o começo das gravações: Diferente do primeiro álbum, “Nos Caminho da Noite”, que foi nossa primeira experiência em estúdio e decidimos fazer um álbum que soasse como “Power Trio” mesmo, sem utilizar recursos de gravação, soando apenas como é, batera, baixo, guitarra e voz, no “Confusão” demos carta branca para o produtor Leonardo Moço lançar mão de todos os recursos disponíveis para materializar essa nossa proposta”.

Um dos grandes fatores para essa mudança, foi a escolha de Leonardo Moço para produção, captação e masterização do álbum Confusão, determinando detalhes pontuais que criaram uma amplitude ainda maios na sonoridade da banda. “Leonardo Moço, nosso competentíssimo produtor, fez isso, lançou mão de vários recursos, sampler, teclado, violão de aço e uma grade de efeitos, tudo cuidadosamente dosado, de maneira que, se você tirar isso você perde excesso e não a essência, e ele fez isso com muita habilidade. Outro ponto a destacar, que também tem o dedo do Léo, é deixar pequenos detalhes que geralmente são eliminados na mixagem, como as baquetas caindo sobre a caixa após o take de batera, um toque de cordas de guitarra, contagens para iniciar o take, entre outros, só observar. Detalhes que humanizaram o trabalho”.

Por fim, Fábio Pimentel explica como foi o processo de composição e as parcerias que fizeram parte do álbum “Confusão”: Apesar de todas as composições serem do guitarrista e vocal Fábio Pimentel, com exceção de “Não estão nem aí” parceria com Guilherme Vargas e “Berimbau” de Baden e Vinícius, todas foram complementadas com liberdade pelo batera, Douglas Dutra e pelo baixista, Mestre Rimão, algumas eles só tomaram conhecimento da guia na hora de gravar e criaram suas linhas no estúdio, sem ensaio. Motivo de muita reclamação, mas o tempo era curto e a grana também, já a competência dos dois foi muito maior que isso e isso faz a diferença. Destaque também para Maria Goretti, em “Estranho” e Guilherme Vargas em “Não estão nem aí”, que emprestaram suas vozes com muita maestria e com o mesmo improviso habilidoso. No final deu tudo certo. Bom, parece que sim”.

Ambos os discos podem ser conferidos pelos links acima que foram devidamente liberados pela banda em seu canal oficial do YouTube. Os fãs de Streaming, podem encontrar os discos “Nos Caminhos da Noite” e “Confusão” em todas as plataformas de Streaming do mundo, basta procurar por “Attività Power Trio” que irá encontrar no Spotify, Deezer, ITunes, Google Play, Napster, Amazon e vários outros.

ATTIVITÀ POWER TRIO É FORMADO POR:

Fábio Pimentel – guitarras, vocais
Glaudiston Couto – contrabaixo, vocais
Douglas Tupini – bateria

MAIS INFORMAÇÕES:

Facebook: https://www.facebook.com/attivitapower/
Roadie Metal Press: https://roadie-metal.com/press/attivita-power-trio/

Fonte: Roadie Metal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s