Roadie: Trabalho ou Amizade? Saiba mais Sobre a Profissão

Publicado: 20/06/2018 por Pedro Mello em News, Uncategorized
Tags:,

Gabriel-hatoun.jpg

Roadie é uma profissão que exige conhecimento, dedicação e seriedade

Diferentemente do que muita gente pensa, ser Roadie não é dar “aquela força” para o amigo músico. Não é apenas carregar o equipamento do músico famoso. Trata-se de uma profissão que exige conhecimento, dedicação e seriedade.

“O Roadie é simplesmente a pessoa que faz o show acontecer da melhor maneira possível para o artista, assim agradando o público”, disse Gabriel Hatoun, DrumTech das bandas Angra, Noturnall, Andre Matos e Project46. O profissional oferece curso intensivo específico de férias sobre Roadie e técnico de palco neste mês de julho na EM&T. Pela primeira vez, a considerada maior escola de música do Brasil realiza um curso de roadie com intuito de aprimorar os profissionais do ramo.

O Roadie de cordas (guitarras e baixo), Nicolas Barbi, das bandas Noturnall e The Four Horsemen (Metallica Cover), complementa o que Gabriel explicou. “Roadie é ser o braço direito do músico, ter uma amizade de irmãos, para que no palco tudo ocorra como devidamente deve ser”.

A palavra Roadie vem de “road”, que significa estrada em inglês, e faz referência aos profissionais que viajam junto com uma banda ou artista e trabalham nos bastidores do show. O termo usado normalmente é road crew, equipe de estrada. “Você precisa sempre ter um bom relacionamento com o artista para quem trabalha, com seus companheiros de backstage e claro se dedicar como se o show fosse seu”, explicou Gabriel Hatoun. “Iniciativa e criatividade, por que nunca se sabe o que pode acontecer durante o show”, complementa Nicolas Barbi.

São esses profissionais que deixam tudo funcionando para que o show aconteça e o fã não perca nenhum detalhe: técnicos de luz e som, técnico de guitarra, de bateria, assistentes de produção, etc. O roadie está presente na montagem e desmontagem do evento/show e na passagem de som. E na hora que o equipamento falha, adivinha quem corre para resolver o problema? Isso mesmo, o Roadie. Para os profissionais, não existem dificuldades para realizar este trabalho, apenas obstáculos que são ultrapassados no dia-a-dia.

“Não existem dificuldades, se você trabalha com aquilo que gosta, as dificuldades se tornam apenas desafios, que uma vez superados, nos tornam mais fortes”, explica Gabriel Hatoun. “No começo ter disponibilidade é um pré-requisito, são viagens longas que exigem bastante. Mas ter um lugar no mercado, não sendo só na música, só é difícil pra quem não tem foco e iniciativa”, conta Nicolas Barbi.

Você deve estar se perguntando se é importante o Roadie saber tocar o instrumento com o qual ele está ajudando no processo de um show. Segundo os profissionais, sim, é importante ao menos saber o básico. “É de extrema importância que o Roadie saiba tocar o instrumento com o qual ele quer trabalhar, claro, não precisa ser um instrumentista excepcional, mas o básico é legal saber”, explicou Gabriel Hatoun.

Além disso, o profissional precisa ter um equipamento básico para trabalhar como Roadie. “Depende do que você é, pois o equipamento de um DrumTech é totalmente diferente do equipamento de um GuitarTech, mas uma coisa que não pode faltar para nenhum Roadie é uma lanterna (boa), fitas como blacktap e gaffer tap e um testador de voltagem”, disse Gabriel. “Sempre uma caixa de ferramentas, fitas e o indispensável, uma lanterna”, complementa Nicolas.

Caso queira se tornar um Roadie ou conhecer um pouco mais sobre a profissão, a escola EM&T pode te ajudar com tudo que você precisa. Descubra no curso https://emt.com.br/curso-de-roadie/.

Fonte: TRM Press

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s