Expomusic: Edição 2017 Investe em Educação Musical de Crianças e Jovens

Publicado: 14/09/2017 por Pedro Mello em Eventos, News, Uncategorized
Tags:,

ViewImage

Oficinas de musicalização infantil, programa de visitação escolar e festival de escolas de música estão entre as ações promovidas pelo evento, que acontece de 4 a 8 de outubro.

Ao lado da realização de negócios e do entretenimento, a educação musical para crianças e jovens é um dos pilares da Expomusic 2017. Entre as ações promovidas pelo evento, que realiza sua 34ª edição de 4 a 8 de outubro, no Anhembi, estão as Oficinas de Musicalização Infantil, Programa de Visitação Escolar e Festival de Escolas de Música.

Musicalização Infantil

A coordenação das oficinas é do Instituto Bateras Beat, escola com metodologia reconhecida no Brasil e no exterior e maior rede de escolas de bateria da América Latina, e da empresa JOG Vibratom, que fornecerá seus instrumentos desenvolvidos especialmente para o aprendizado.

Serão dois tipos de aulas. Nos dias 4 e 5 – quarta e quinta-feira, quando a Expomusic é aberta apenas aos profissionais do setor -, as orientadoras do Bateras Beat, Léia Cruz e Cléia Nardella, ministram workshops a fim de preparar professores, lojistas e demais interessados para o ensino de música nas escolas de educação infantil ou escolas de música. As oficinas para adultos incluem temas como preparação corporal, exercícios de aquecimento, toque, percepção espacial e percepção corporal, e domínio corporal (movimentos corporais e com instrumentos).

“Nossa proposta é abrir os horizontes dos educadores musicais para que vejam a musicalização infantil como importante veículo para que cada criança possa se desenvolver como ser humano de forma completa, adquirindo qualidades como concentração, autoestima, acuidade auditiva, disciplina pessoal e muitas outras”, explica Léia.

Nos dias em que a Expomusic abre suas portas para o público em geral, sexta, sábado e domingo (6 a 8 de outubro), as aulas são voltadas para as crianças. Léia, Cléia e outros professores do Bateras Beat desenvolvem uma série de atividades lúdicas que visam a introduzir as crianças no mundo dos sons, que vão de simples células rítmicas e melódicas a peças musicais mais complexas do repertório popular e erudito.

Entre estas atividades, estão brincadeiras e dinâmicas com instrumentos musicais, exploração de instrumental com base na metodologia do pedagogo musical alemão Carl Orff e expressão corporal por meio da música.

“Nas aulas de musicalização infantil, além de trabalharmos a concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, estimulamos o cantar e convidamos as crianças a acompanhar o ritmo das canções com instrumentos musicais e objetos variados com que podem produzir sons e até o próprio corpo, seja dançando ou simplesmente com o balanceio no colo dos pais ou cuidadores”, detalha Léia.

As aulas para adultos e crianças são gratuitas para os visitantes da Expomusic e as inscrições são feitas na hora, diretamente no Espaço de Musicalização Infantil, com vagas limitadas. As turmas de adultos, nos dias 4 e 5, têm início às 14h, 16h e 18h, com duração de 1h40, e as atividades infantis, nos dias 6 a 8, acontecem em seis horários, às 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h, com duração de 40 minutos (exceto no dia 8).

Nos intervalos, visitantes da feira que não participaram das aulas podem visitar o Espaço de Musicalização Infantil para conhecer os instrumentos e demais materiais didáticos. Os participantes das atividades de Musicalização Infantil da Expomusic 2017 concorrem por sorteio a kits (camisetas, bonés) oferecidos pela Bateras Beat.

O Instituto de Bateria Bateras Beat iniciou suas atividades em 1992, tendo o baterista Dino Verdade como o fundador. Sua metodologia própria é elogiada por bateristas consagrados como Robertinho Silva e Carlos Bala. O método tem sua eficácia comprovada em 20 anos de existência, em mérito a formação de inúmeros profissionais e o reconhecimento acadêmico comprovado pela procura por profissionais de todo país e mais recentemente por profissionais na Itália, Espanha e Argentina. Atualmente a escola conta com 26 unidades, sendo 24 no Brasil, uma na Itália e uma na Espanha.

A JOG Vibratom tem uma história de mais de 50 anos com o desenvolvimento das crianças por meio da musicalização que a estimula a socialização e a evolução cultural e intelectual. A empresa busca a excelência da qualidade dos produtos desde a seleção das matérias primas até o processo de produção, que envolve funcionários qualificados a fim de garantir o melhor aproveitamento dos alunos e professores. Esse compromisso rege também a linha de instrumentos profissionais, usados em bandas e fanfarras, que proporcionam ao músico uma melhor performance em suas apresentações.

Visitação escolar

Numa iniciativa da Abemúsica – Associação Brasileira da Música para incentivar e estimular o estudo da música, a Expomusic mais uma vez abre espaço para alunos de escolas regulares, ONGs e projetos sociais visitarem a feira, nos dias 6 a 8 (sexta a domingo). Cerca de 2 mil crianças e jovens, de dezenas de instituições vão participar do evento e entrar em contato com os instrumentos musicais das marcas expositoras e com a ampla grade de shows dos estandes e da programação oficial.

Festival

Promovido pela Francal Feiras e Abemúsica, em parceria com a CAEM – Central de Apoio às Escolas de Música, o Festival de Escolas de Música possibilita a integração das escolas de Música, incentiva o estudo da música, motiva a criação de bandas e revela novos talentos.

Neste ano, as bandas selecionadas nas duas categorias – 6 a 12 anos e maiores de 13 anos – vão se apresentar no dia 7 de outubro (sábado), a partir das 13h, na Arena Expomusic. Todas as bandas participantes receberão certificado, as finalistas medalhas e os três primeiros colocados troféus. As escolas responsáveis pelos três primeiros colocados receberão instrumentos musicais. Conheça as bandas selecionadas:

Categoria 1

Os Rapaduras (Escola de Música Massaro)

Banda Zig Zag – 2z (Mundo Da Música)

Geração De Cristo (JK Music)

M I N K (Escola De Música Randal)

StarFlower (Acústica Instituto Musical)

Teen Rock (MHS Musical)

Cromática Kids (Cromática Escola de Música e Arte)

Categoria 2

Soul Reaction (Bateras Beat Granja Vianna)

Monotonia (Escola de Música Nel-Som)

Banda Los Peppes (Bateras Beat Alphaville)

IMFA (Instituto Música Fácil)

Lucas Brenelli (Escola de Música Teclasom)

Som e Ação (Ong Som e Ação)

Under Six (Underground Escola de Música)

Benefícios

São muitos os benefícios associados ao aprendizado da música em todas as idades, mas especialmente na infância: potencializa a criatividade, proporciona divertimento, incentiva a autodisciplina, aumenta a concentração, desenvolve habilidades sociais, estimula o raciocínio e a memória, melhora a disposição, amplia a percepção matemática, aumenta a confiança e desenvolve a coordenação motora.

“Em casa, os pais podem dar continuidade ao trabalho e oferecer aos bebês e às crianças um leque variado de experiências dentro do próprio lar, com os sons do ambiente ou materiais do cotidiano encontrados na cozinha, área de serviço, quintal etc.”, diz Léia.

A Expomusic

De 4 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo, a Expomusic é um dos maiores eventos profissionais da música no mundo, e segue a tendência internacional de reunir negócios, entretenimento, conteúdo e educação.

A programação ocupa espaços diferenciados para shows, palestras profissionais, educação musical e rodadas de negócios. Os dois primeiros dias (4 e 5) são abertos exclusivamente a lojistas, compradores e profissionais do setor, e os demais (6, 7 e 8), aos amantes da música em geral, mediante bilheteria.

No Pavilhão de Exposições do Anhembi estarão expostas as novidades em instrumentos e acessórios de grandes marcas mundiais. São milhares produtos lançados por empresas nacionais e estrangeiras, de diversos países, que os visitantes podem degustar. No lugar da praça de alimentação, o Expomusic Fest reúne uma série de atrações para os visitantes, como food trucks, bar, exposição de fotos, pinturas, grafites e pôsteres, estúdio de tatuagem, salão de beleza e barbearia, lojas temáticas, exibição de musicais e shows, espaço para crianças e muito mais.

A Arena Expomusic, na parte externa do pavilhão, é o espaço para shows no Palco Flutuante, onde acontecem atrações como Rock Lounge, Aquarian Day Drum Show e o Festival das Escolas de Música.

O evento conta, ainda, com o Expomusic Talks, que recebe especialistas e representantes de marcas consagradas e startups para tratar de temas como inovação, tecnologia, marketing, varejo, carreira e outros. A Expomusic reserva também um espaço especial para a Musicalização Infantil, onde crianças participam de oficinas de iniciação musical.

Uma das novidades da Expomusic deste ano é o do IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO, realizado nos três primeiros dias da Expomusic (4 a 6 de outubro) no Hall Nobre II do complexo do Anhembi. O espaço foi criado especialmente para atender aos profissionais que visitam a feira em busca de tecnologias, soluções e novidades em sonorização e iluminação para shows ao vivo, efeitos especiais, instalações e projetos comerciais de grandes empresas, governos, lojas, shopping, estúdios, templos, igrejas, teatros e outros.

SERVIÇO:

EXPOMUSIC 2017 – 34ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA, ÁUDIO, ILUMINAÇÃO E ACESSÓRIOS

DATA: 4 a 8 de outubro

HORÁRIOS:

Dias 4 a 7: das 13h às 21h

Dia 8: das 13h às 19h

DIAS 4 e 5: FEIRA ABERTA EXCLUSIVAMENTE PARA PROFISSIONAIS DO SETOR – ACESSO MEDIANTE CREDENCIAMENTO

DIAS 6, 7 e 8: ABERTA AO PÚBLICO MEDIANTE COMPRA DE INGRESSO E PROFISSIONAIS MUNIDOS DE CREDENCIAL.

MENORES DE 12 ANOS E MAIORES DE 60 NÃO PAGAM INGRESSO.

LOCAL: Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP – Brasil)

Promoção/Organização: Francal Feiras

Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical e campanha A Música Quer Você

Site: www.expomusic.com.br

Twitter: @feiraexpomusic

Facebook: Feira Expomusic

Google +: Expomusic

Instagram: Expomusic

Informações: pelo telefone (11) 2226-3100 ou e-mail: sav@francal.com.br

Fonte: Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s